Como ensinar a criança a doar um brinquedo?

Criança manuseando um brinquedo

16 de Julho de 2017

Olá! Hoje o assunto é doação. Como ajudar a criança a deixar ir um brinquedo que não está usando?

Frequentemente sou chamada para organizar brinquedotecas porquê os pais estão enlouquecidos com tantos brinquedos e querem ganhar mais espaço em casa.

Foto com muitos brinquedos

Muitas vezes, a criança tem 5 ou 6 anos e ainda tem brinquedos que ganhou no primeiro aniversário, e que se quer, lembra que eles existem!!!!

Sempre ouço as frases:

– Ele adora este, porque foi a Vó que deu quando ele fez um ano.

– Esta boneca ela adora, porque foi o tio que deu.

Brinquedos repetidos

Ursinhos de pelúcia iguais

E assim, vão se juntando caixas e pilhas e pilhas de brinquedos. Quando inicio o processo de separação e categorização, os pais ficam completamente assustados, com a quantidade acumulada.

Na maioria das vezes, não é a criança que não quer se desfazer, são os pais que enxergam um valor muito alto em cada item, e acabam guardando estes brinquedos, sem se atentar à idade da criança e o quanto aquele brinquedo contribui para o desenvolvimento do filho.

São comprados brinquedos caríssimos, e por isso, muitas vezes, ficam guardado por anos, quando a criança quer mesmo, é um pote de plástico para brincar na areia.

Acredito que sempre pensamos no melhor para nossos filhos e por este motivo, precisamos de vez em quando, dar aquela parada para organizar a casa, os brinquedos e a rotina.

Antes de iniciar a organização, converse com seu filho, explique para onde vão os brinquedos doados e o quanto farão outras crianças felizes. 

A criança é capaz de decidir doar alguns dos brinquedos que ela não brinca mais, ou não gosta muito. E é importante ela saber que uma vez doado, não tem volta. Porém, cabe ao adulto incentivar, orientar e mostrar os benefícios de não ter tantos brinquedos, mas, tê-los organizados e ter também, mais espaço disponível para brincar. Além é claro, de ensinar os pequenos a olhar para o outro, dividir, compartilhar e conhecer outras realidades!!!

 

Criança brincando

Criança brincando

Somos nós, pais, que temos que apresentar as possibilidades para nossos filhos. Que tal começar com este processo?

Se gostou do assunto de hoje curta e me siga nas redes sociais!!!!

Um grande beijo!

Elaine Gouvea

Compartilhe