Você sabe o que é Mapa Mental?

Perfil masculino remetendo ao cerebro

24 de Agosto de 2017

 

Olá! Muitas mães tem me procurado, dizendo que esquecem tarefas, se perdem nos compromissos, se veem perdidas e sem saber onde querem chegar.

Achei interessante escrever sobre Mapa Mental ou Mapa da Mente. Esse é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações e de conhecimento. É muito usado para organização do pensamento, para que os objetivos não se percam na correria do dia a dia.

Com a elaboração de um Mapa Mental, são organizados todos os passos para a realização da tarefa, até chegar ao objetivo final.

Você pode usar um mapa para realização de um projeto de trabalho, para organizar uma festa do filho, um jantar para amigos, as próximas férias… enfim, é uma forma de não esquecer nada de importante e não enlouquecer com tantos detalhes.

Canetas e papel para iniciar um Mapa Mental

Começando um Mapa Mental

Mapa Mental é uma ferramenta que permite a memorização, organização e representação da informação com o propósito de facilitar os processos de aprendizagem, administração e planejamento organizacional, assim como, a tomada de decisão. O Mapa Mental  é diferente de outras técnicas de ordenamento de informação porque nos permite representar as ideias utilizando de maneira harmônica as funções cognitivas dos hemisférios cerebrais. Ao utilizar o Mapa Mental se produz um enlaçamento entre os hemisférios, de tal forma que todas nossas capacidades cognitivas se concentrem sobre um mesmo objeto e trabalhem harmonicamente com um mesmo propósito. Assim, usamos a criatividade para dar forma, cor e substância aos nossos pensamentos.  Um bom Mapa Mental sempre vai acompanhado de imagens e cores. Longe de ser uma representação fria e impessoal ele associa tanto a lógica como as emoções que os objetos despertam em nós. O Mapa Mental ajuda a organizar a informação de forma prática para o cérebro assimilar e lembrar. Ele nos mostra diferentes maneiras de analisar a situação problema e as tentativas de solução.

Mapa Mental

Mapa Mental

Meu primeiro contato com a criação de um mapa mental foi no Curso Vivendo Valores na Educação, curso maravilhoso, falarei sobre ele em um outro post. Desde então, descobri o valor desta ferramenta e seus benefícios e por isso, achei importante comentar aqui no blog. Quando visualizamos onde queremos chegar, com certeza o caminho fica muito mais fácil e com um Mapa Mental, mais colorido e alegre.

Mapa Mental

Mapa Mental

Deixe aflorar a sua criatividade! Tenho certeza que esta técnica trará muitos benefícios.

Quel tal começar o seu? Você ainda pode realizar muitos projetos este ano, basta começar!

Espero que tenham gostado do assunto de hoje.

Um grande beijo!

Elaine Gouvea

 

 

Compartilhe